Primeiramente é importante saber que autoconhecimento é uma ferramenta! Isso mesmo. Autoconhecer-se trabalha o objetivo de expor as nossas qualidades, talentos, crenças, assim como as nossas limitações e medos também. Expor para nós mesmos.
Saber coisas sobre si mesmo como: o que realmente te faz feliz; ou, o que te motiva ou desmotiva; ou, o que você gosta ou não de fazer... estas são perguntas que, quando respondidas, vão deixar o seu caminho bem mais iluminado. E com certeza muitas questões virão em desdobramentos depois de perguntas como estas esclarecidas.
Esta é uma atitude simples, porém, complexa em sua profundidade, que vai fazer com que o desenvolvimento pessoal seja algo tão possível em nossas vidas como qualquer outra habilidade aprendida, como andar ou ler.
Com estas descobertas será possível que alguns traços do nosso temperamento e personalidade sejam evidenciados. Este conhecimento também vai permitir que reconheçamos certas atitudes que estão nos atrapalhando quando o assunto é o alcance dos nossos objetivos.
Entretanto, para conseguirmos esse autoconhecimento teremos de praticar. Isso mesmo, praticar as reflexões sobre si mesmo, sobre os pensamentos, emoções e atitudes. Tenha o hábito, por exemplo, de anotar em um diário seus sentimentos, emoções, pensamentos ou ideias sobre assuntos importantes para você. Isso ajudará você a reconhecer-se.
Mas seja sincero consigo mesmo, isso será de suma importância para que todo o processo tenha efeito. Todas as suas respostas devem estar em conformidade com aquilo que você sente de verdade, com aquilo que você é, sem máscaras. Não responda como você pensa que é ou como você gostaria que fosse; muito menos responda recriminando-se, ou importando-se com o que as pessoas pensariam a seu respeito se vissem as respostas.
Liberte-se de algumas amarras e conheça-se em profundidade.
Comments